terça-feira, 23 de junho de 2009

Marcha Soldado cabeça de papel....


Esses dias conversando com um grande amigo meu, acabei entrando em um assunto que sempre me interessou: a Ditadura Militar.
Não discutimos muito, ambos sabemos que discussões não resolvem bosta nenhuma (veja o caso da ONU, uma grande instituição que tem centenas de velhos diplomatas fedendo naftalina e que não resolveram, até hoje, porcaria nenhuma.).
Mas , no meio do assunto, ele me disse algo que pensei muito e por fim concordei: a Ditadura foi boa, (por favor, não me crucifiquem ou armem uma fogueira para mim, ainda! Sim, nós ( eu e meu amigo) sabemos que essa foi uma época dura, que o Estado matou, torturou, “sumiu”, violentou, abusou, executou, calou, apavorou muitos inocentes e que foi desumana, anti democrática e o diabo a quatro.
O que não podemos negar é o seguinte, a Ditadura fazia as pessoas pensarem, além dos que artistas eram melhores ( tudo bem têm o Caetano Veloso e o Gilberto Gil no meio dessa muvuca, mas desconsideremos estes).
Realmente, nem eu nem meu colega vivemos na época ou sofremos qualquer tipo de tortura, mais sei que não havia tanques nas ruas nem soldados à mostra a todo o instante, mas as pessoas comentavam, questionavam, tinham ideais, tinham um mostro visível, sabiam que queriam lutar e lutavam, havia ataques contra a injustiça ( físicos e ideologicos), as pessoas se revoltavam ou no minínimo pensavam.
Não quero nem sou a favor de Governos ( sejam eles democráticos ou tiranos), mas sou a favor do livre pensamento, sou a favor do questionamento, sou a favor do bom senso ( ou seja eu não voto em maluf, sarney, collor, f. h .c , lula e outras tranqueiras). Esta postagem não é saudosista, não quero viver nos tempos da Guerra Fria, tanto porque vivemos hoje com tantas outras Ditaduras disfarçadas de democracias e comunas que creio que a batalha hoje é maior do que a de antes.
Pena que poucos entendam isso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário